• HOME Notícias
  • Desbravando as Fronteiras Halal: participe do webinar da ApexBrasil e descubra as tendências, desafios e oportunidades do mercado (Exportar aos mercados muçulmanos)

    IMPRIMIR

    4.12.2023

    Para incentivar e oferecer orientação às empresas brasileiras interessadas em explorar ou expandir seus negócios no mercado Halal, que se destaca como uma das áreas mais lucrativas e influentes globalmente, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá o webinar Desbravando as Fronteiras Halal: Tendências, desafios e oportunidades

    Para incentivar e oferecer orientação às empresas brasileiras interessadas em explorar ou expandir seus negócios no mercado Halal, que se destaca como uma das áreas mais lucrativas e influentes globalmente, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promoverá o webinar Desbravando as Fronteiras Halal: Tendências, desafios e oportunidades. As inscrições para o evento ficarão abertas até o dia 14 de dezembro, quando a conferência será realizada. (Clique aqui para inscrever-se).

    O webinar pretende explicar como funciona o mercado Halal, discutindo sobre suas tendências emergentes, bem como estratégias de crescimento e perspectivas inovadoras que traçam caminhos para a inserção e sucesso no cenário internacional. 

    Três convidados trarão para o evento uma perspectiva única sobre o segmento. Tomás Guerrero, representante do HTMC - Halal Trade e Marketing Centre, abrirá a palestra com uma contextualização e explicação sobre a relevância do mercado Halal no comércio global. 

    Em seguida, Walid El Orra, representante da certificadora CDIAL Halal, assumirá a palavra, abordando o funcionamento do processo de certificação e auditoria de fábricas e processos produtivos das certificadoras no Brasil. Ele destacará como esse trabalho agrega valor, posicionando o país como um fornecedor confiável de produtos Halal no mercado internacional. 

    Para enriquecer a discussão, Rafael Solimeo, diretor do escritório da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira em Dubai pretende esclarecer o que as empresas brasileiras podem esperar do mercado Halal no futuro, com base em estudos sobre o tema. Este evento promete oferecer uma visão abrangente e valiosa sobre as oportunidades e desafios no cenário Halal. 

    Por fim, serão compartilhadas informações sobre o Projeto Halal do Brasil, da ApexBrasil em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, e como as empresas Brasileiras podem participar. 

    O que é o mercado Halal 

    O mercado Halal é um setor que atende aos requisitos da lei islâmica, conhecida como Sharia. Comercializa produtos e serviços considerados Halal, seguindo os princípios éticos e alimentares do Islã. 

    Para exportar aos mercados muçulmanos, sua empresa deve estar de acordo com as normais culturais e religiosas dos países islâmicos. Para isso, determinados produtos devem conter o selo Halal - que certifica que sua produção foi realizada dentro do que é permitido pela religião muçulmana. 

    O setor engloba diversos segmentos como de alimentos, bebidas, produtos farmacêuticos, cosméticos, turismo, finanças e outros. Alimentos Halal, por exemplo, seguem regras específicas em relação à origem dos ingredientes, métodos de abate de animais, e a ausência de determinados ingredientes proibidos, como carne suína e álcool. 

    Impacto econômico 

    De acordo com dados e pesquisas da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB), o mundo islâmico seria a terceira economia mundial caso fosse um país, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. No ano de 2020, o número de muçulmanos economicamente ativos no mundo foi de aproximadamente 1, 9 bilhão, número que está em crescimento constante e mais rápido que a média mundial: 6,2% nos países islâmicos contra 5,7% dos demais países. 

    Estudo do State of the Global Islamic Economy afirma, até o ano de 2024, o mercado Halal no mundo estará estimado em US$ 5, 74 trilhões. O mesmo relatório ainda informa que entre 2019 e 2024, o mercado de alimentos e bebidas Halal tende a ter um superávit de US$ 21 bilhões; turismo, US$ 14 bilhões; moda, US$34 milhões; mídia, US$ 34 bilhões; farmácia, US$ 34 bilhões; cosméticos, US$ 10 bilhões e finanças islâmicas US$ 81 bilhões. 

    Para entender melhor sobre como funciona o mercado Halal, aprender estratégias para atrair compradores e conhecer mais sobre as possibilidades de expansão neste mercado, participe de nosso webinar. 

    Serviço 

    Desbravando as fronteiras Halal: Tendências, Desafios e Oportunidades
    Quando: 14 de dezembro, às 9h30
    Inscrições: até 14 de dezembro
    Clique aqui para acessar o link de inscrição.

    Fonte Internet: ApexBrasil, 04/12/2023