• HOME Quem Somos
  • Histórico da ABECE

    IMPRIMIR

    A Associação Brasileira de Empresas de Comércio Exterior (Abece) foi criada em 5 de Junho de 1975 com o objetivo de representar as empresas comerciais exportadoras do país. Essas empresas, as chamadas trading companies, surgiram como uma resposta à crescente evolução do comércio exterior no Brasil e à necessidade de apoio nas intermediações dos negócios.

    Para enfrentar a concorrência externa e criar laços de reciprocidade no fechamento das operações de comércio exterior, as tradings companies brasileiras se congregaram à Abece e, com isso, ganharam mais força. O nascimento dessas empresas comerciais foi considerado imprescindível em todos os países industrializados em inúmeras reuniões internacionais que se realizaram na época.

    O papel das tradings na economia brasileira é essencial: internamente, essas empresas mobilizam os produtores para exportação, informando sobre as preferências do mercado internacional. Além disso, executam as operações de exportação e importação e hoje já são responsáveis por cerca de 10% do comércio internacional do país.

    A Abece possui um corpo técnico capacitado para oferecer todas as informações necessárias sobre as atividades das tradings companies e o comércio exterior brasileiro. A entidade patrocina estudos, divulga notícias relevantes ao comércio importador e exportador, participa de consultas públicas e promove cursos. Um dos objetivos principais é aprofundar o conhecimento de seus associados a respeito de temas importantes para seus negócios e para a economia do Brasil.

    Para beneficiar a estratégia empresarial em relação às exportações, importações e o mercado de trading, a entidade promove também discussões entre os participantes do mercado e tem um canal direto junto aos órgãos governamentais e ao poder legislativo para tratar de questões legais e de interesse dos associados.