• HOME Notícias
  • Balança Comercial mensal passará a ser divulgada exclusivamente até o 5º dia útil

    IMPRIMIR

    1.12.2023

    Alteração, a partir de janeiro de 2024, favorece a transparência e a segurança da informação, com divulgação de dados já revisados e com mais detalhes, conforme cronograma que será divulgado

    A partir de janeiro de 2024, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) passará a divulgar os resultados mensais da balança comercial brasileira até o quinto dia útil, quando já estão disponíveis e publicadas as informações consolidadas e detalhadas.

    A coletiva à imprensa ocorrerá no dia da publicação dos dados revisados e detalhados, com o objetivo de se buscar mais transparência e confiabilidade, pois o público poderá acessar informações mais consistentes e perenes. Assim, não haverá necessidade da publicação preliminar mensal, pois todos os dados detalhados e consolidados estarão disponíveis. Os sistemas Comex Stat e Comex Vis, o Monitor do Comércio Exterior, demais relatórios e bases de dados serão atualizados no mesmo dia da coletiva.

    Atualmente, no primeiro dia útil do mês são divulgados os resultados preliminares e resumidos da balança comercial do mês anterior e do acumulado do ano. A divulgação é realizada com uma entrevista coletiva do diretor de Estatísticas e Estudos de Comércio Exterior da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC.

    Com a melhoria dos processos de compilação de divulgação, a Secex consegue disponibilizar os dados revisados e detalhados já alguns dias depois. Com isso, o dado preliminar do primeiro dia útil, além de contar com um nível de detalhe limitado, sofre alteração poucos dias depois de divulgado.

    Agora, como fazem outros países, as análises durante a coletiva darão mais destaque às variações dos valores totais, mensais e acumulados, e não mais às médias diárias por dia útil.

    Até aqui, na divulgação mensal preliminar (feita no primeiro dia útil), eram destacados desempenhos históricos dos meses e períodos completos e, não raramente, a variação da média diária por dia útil apresentava sinal contrário ao da variação do valor total do mês, sujeitando os usuários a eventuais erros de interpretação. Por outro lado, as informações de média diária são necessárias para análises de períodos curtos (principalmente nas parciais do mês), em que finais de semana e feriados exercem grande influência nos dados, e não deixarão de ser divulgadas.

    O MDIC busca assim aperfeiçoar o acesso às informações de comércio exterior e dar mais segurança aos usuários dos dados, que contarão com informações mais detalhadas e perenes, além de melhorar a eficiência do serviço público e evitar retrabalho.

    Esses procedimentos estão em conformidade com o Decreto nº 11.544, de 01 de junho de 2023, que dispõe sobre a produção e a divulgação das estatísticas oficiais do comércio exterior brasileiro. Importante ressaltar novamente que a divulgação preliminar das segundas-feiras (divulgação parcial mensal) permanecerá inalterada.


    Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 01/12/2023