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  • Como a tecnologia potencializa os negócios de exportação das empresas!

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    30.11.2023

    Autor(a): JUAREZ LEAL
    Gerente · Assessor Sênior - Presidência da Apex-Brasil · Assessor Senior - Diretoria de Negócios da Apex-Brasil.

    No dia 14 de novembro de 2023 foi lançada a plataforma "Brasil Exportação", uma iniciativa inédita em nível mundial, que permite aos empresários encontrarem instituições e prestadores de serviços de comércio exterior em um só local: brasilexportacao.com.br.

    A plataforma foi idealizada para simplificar e democratizar o acesso às exportações, revolucionará a forma como os exportadores brasileiros atuam ao conectar, de forma rápida e fácil, com toda a cadeia de serviços orientados para a exportação.

    "É impressionante como, nos últimos anos, a tecnologia tem sido vital, tanto na operação, quanto no desenvolvimento de negócios de exportação das empresas brasileiras, facilitando processos, promovendo a eficiência e ampliando as oportunidades para empresas e indivíduos.

    Quando comecei minha carreira no comércio exterior, há mais de 30 anos, a disseminação das soluções digitais que temos hoje em dia à nossa disposição eram inimagináveis, como a internet, computadores pessoais, smartphones e dispositivos móveis, 5G, redes sociais, e-commerce e marketplaces online. Todas essas tecnologias mudaram a forma de fazer negócios, possibilitaram contatos instantâneos, reduziram consideravelmente os custos de comunicação e transporte e, de maneira exponencial, tornaram o mundo menor e mais competitivo. As barreiras de tempo, distância, custos, língua e acesso a mercados e produtos foram significativamente reduzidas e democratizaram a participação de empresas de todos os tamanhos no mercado internacional.

    Tecnologias digitais que aceleram os negócios de exportação

    Se a empresa quer buscar oportunidades para seus produtos no mercado internacional, pode acessar algumas ferramentas online poderosas, como os painéis e estudos da Inteligência Comercial da ApexBrasil e o Global Trade Help Desk do International Trade Centre, com bases de dados provenientes do Centro de Comércio Internacional, da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial do Comércio. Essas ferramentas oferecem informações atualizadas e personalizadas para o cliente, permitindo que a empresa agilize sua tomada de decisão e reduza seus custos de prospecção de mercado.

    Para realizar uma prospecção de mercado "in loco," os executivos da empresa podem buscar os melhores voos internacionais e definir suas respectivas estadias usando portais de busca especializados, como Google Flights, Skyscanner, Expedia, Hotel.com, TripAdvisor, Trivago, Booking, Airbnb, etc., de acordo com suas preferências e orçamento disponível. Nos mesmos sites, já podem solicitar aluguel de carros e outros serviços que precisarão em suas viagens, tudo de forma online e rápida.

    Antes da viagem internacional, os executivos podem solicitar passaporte ou Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) diretamente no portal GOV.BR. Visitando o país estrangeiro, esses mesmos executivos podem utilizar cartões digitais por meio de aplicativos bancários em seus smartphones, sem necessidade de fazer câmbio de moedas.

    A empresa que deseja atuar internacionalmente precisará de uma equipe preparada e qualificada para enfrentar os desafios que surgirão ao promover produtos, negociar internacionalmente, realizar a logística, financiar a operação, etc. É fundamental que a liderança da empresa busque a capacitação de seus colaboradores por meio de soluções de qualificação à distância, como as oferecidas pela ApexBrasil, Sebrae, CNI e CNA, para aprimorar as habilidades de seus funcionários e ampliar o conhecimento em comércio exterior.

    Na hora de negociar em língua estrangeira, os serviços de tradução online, como o Google Translate, DeepL, Linguee, Reverso, Babylon e Grammarly, tornaram mais fácil entender as necessidades do cliente no exterior. A tradução automática pode ser usada em websites, documentos, e-mails e outros materiais de marketing.

    Principalmente após a pandemia de COVID-19, as ferramentas online de videoconferência e colaboração, como Zoom, Microsoft Teams e WhatsApp, possibilitam a colaboração eficaz por meio de reuniões virtuais entre compradores e vendedores internacionais, agilizando o fechamento de negócios e reduzindo custos de viagens e comunicação internacionais.

    No que se refere à promoção de negócios, utilizando tecnologia digital, as empresas podem acessar diretórios comerciais ou plataformas de comércio eletrônico global, como Alibaba, Amazon, eBay, Mercado Libre, Connect Americas, Hoovers, TradeIndia, AliExpress, entre outras, que podem criar oportunidades reais para vender seus produtos globalmente. Elas facilitam a exportação e importação de mercadorias, conectando compradores e vendedores de diferentes partes do mundo.

    Se a empresa não possui uma estrutura própria de comércio eletrônico, as soluções de fornecedores como Shopify, BigCommerce, Magento e VTEX podem auxiliar na criação da loja online, possibilitando que essa empresa atenda a clientes do mundo inteiro. Já para realizar ou receber pagamentos, podem ser utilizadas as plataformas de pagamento online, como PayPal, Wise e Stripe, que tornam mais fácil para empresas e indivíduos realizar transações financeiras internacionais de forma rápida e segura.

    Para implementar sua estratégia de marketing internacional, de forma digital, a empresa pode utilizar as plataformas de mídia social, como Facebook, Instagram, LinkedIn ou WeChat, por exemplo, que proporcionam uma maneira de se conectar com seu público-alvo, promover produtos e serviços com maior precisão e eficácia e construir relacionamentos com clientes.

    Na hora de enviar amostras e produtos, a empresa pode acessar soluções de logística oferecidas pelos Correios e empresas como FedEx, UPS, DHL, e plataformas de rastreamento de carga online, que tornaram o transporte internacional de mercadorias mais eficiente. Além disso, os marketplaces de frete internacional, como Shipsmart, Freightos e Flexport, também simplificaram a cotação, reserva e rastreamento de transporte de carga internacional, permitindo que as empresas encontrem opções de frete competitivas.

    É fundamental para o êxito operacional da exportação, junto às autoridades brasileiras, a utilização de duas soluções digitais importantíssimas. A primeira é se habilitar no Portal Único de Comércio Exterior do governo brasileiro, que tem como objetivo simplificar e modernizar os procedimentos relacionados à importação e exportação. Nele, várias etapas do processo de comércio exterior são realizadas de forma online, incluindo o registro de operações, o acompanhamento de cargas, a emissão de documentos e a comunicação com autoridades alfandegárias.

    Mais recentemente, com a utilização das soluções de inteligência artificial, a empresa pode automatizar processos de exportação, como a análise de dados, a previsão de demanda e o gerenciamento de estoque, buscando melhorar a eficiência e a tomada de decisões.

    Todas as soluções acima desempenham um papel fundamental na expansão do comércio exterior, aberto a um público mais amplo e permitindo que empresas de todos os tamanhos participem do comércio global de maneira mais acessível e eficiente.

    Plataforma Brasil Exportação

    Com o lançamento da Plataforma Brasil Exportação, várias dessas soluções estarão disponíveis em uma plataforma digital única. Idealizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e operada por nós, da ApexBrasil, em parceria com o Sebrae, a CNI, a CNA, e o Ministério das Relações Exteriores, a Plataforma Brasil Exportação garante acesso fácil, rápido e gratuito para todos.

    Nela, as empresas poderão se preparar para fazer negócios internacionais, criar uma estratégia de marketing, promover seus produtos nos melhores eventos de negócios no exterior e em marketplaces digitais, selecionar a melhor forma de embarcar as mercadorias e financiá-las de maneira ágil. Certamente, ela reduzirá os custos de prospecção e preparação, agilizará a contratação de fornecedores de serviços, permitindo maior eficiência, alcance global e inovação, gerando novas oportunidades de negócios de exportação para as empresas brasileiras no cenário internacional.

    Fonte Internet: Aduaneiras, 30/11/2023