• HOME Notícias
  • Reino Unido anuncia investimento de 1 milhão de libras esterlinas em projetos de descarbonização da indústria brasileira

    IMPRIMIR

    27.3.2024

    Anúncio é uma das ações do Hub de Descarbonização Industrial no Brasil, criado a partir de um acordo de cooperação assinado durante a COP 28 pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin

    Em reunião na tarde desta terça-feira (26), Reino Unido e Brasil apresentaram o plano de trabalho para o Hub de Descarbonização da Indústria no Brasil (HDIB), que prevê, entre outras ações, o investimento de 1 milhão de libras esterlinas para implementação de projetos de descarbonização da indústria. O objetivo é contribuir para que o Brasil cumpra as metas de redução das emissões de carbono em 50% até a COP30.

    O acordo de cooperação entre os dois países foi assinado no final do ano passado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e pela ministra de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Claire Coutinho. 

    O Hub de Descarbonização é uma plataforma de mobilização de parcerias para a descarbonização do setor industrial e facilitará o envolvimento entre atores nacionais e internacionais - parceiros bilaterais, fundos multilaterais, programas de assistência técnica, coalizões e iniciativas do setor privado e o governo do Brasil para mobilizar apoio à mitigação, transição e descarbonização de setores industriais.

     O plano de trabalho do Hub também prevê o apoio na elaboração da Estratégia Nacional de Descarbonização Industrial (ENDI) para implementar a missão 5 do Nova Indústria Brasil (NIB); apoio à implementação dos planos setoriais de descarbonização para as indústrias de cimento e siderurgia e apoio à pesquisa e inovação, como o Plano de Incubação para Descarbonização da Indústria.

    Na reunião de apresentação do plano, o secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do MDIC, Rodrigo Rollemberg, apresentou a Matt Toombs, diretor de Segurança Energética e Descarbonização (DESNZ) do Reino Unido, os avanços e desafios brasileiros para o setor, como o Programa Mover, cuja regulamentação foi assinada nesta terça-feira por Alckmin, em cerimônia no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O programa visa a descarbonização da frota automotiva brasileira. 

    "Também estamos avançando bastante na pauta regulatória, com o mercado de carbono, a regulamentação das eólicas offshore, o projeto que regulamenta o hidrogênio, o programa de aceleração da transição e o Combustível do Futuro", enumerou o secretário. "Queremos contar com a expertise do Reino Unido. Analisando os erros e acertos já cometidos por eles, poderemos diminuir as falhas e acelerar a descarbonização nacional", avaliou.

    Categoria
    Empresa, Indústria e Comércio


    Fonte Internet: MDIC; 27/03/2024