• HOME Notícias
  • Mais países, mais oportunidades e maior precisão: ApexBrasil aprimora painel de inteligência de mercado que identifica oportunidades para exportações brasileiras

    IMPRIMIR

    26.3.2024

    Mapa de Oportunidades agora conta com 175 países, que correspondem a 98,8% do comércio global

    A inteligência de mercado é um importante instrumento para identificação de padrões de comércio e investimentos, oportunidades, riscos e, igualmente, para a definição de estratégias que impulsionem os produtos brasileiros no mundo. A Inteligência da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) disponibiliza, de modo gratuito, uma plataforma que auxilia exportadores a identificar oportunidades para seus produtos em mercados internacionais, o Mapa de Oportunidades, e, nessa semana, a Agência anuncia a inclusão de novos países no sistema. São mais países e, portanto, mais oportunidades. Confira!

    Criado em 2015, o Mapa permite o usuário analisar o desempenho das exportações ao redor do mundo e identificar os mercados existentes que já importam certos produtos, incluindo valores importados, principais fornecedores. A partir do cruzamento de dados de competitividade do Brasil e das demandas internacionais, é possível identificar novas oportunidades de mercado e apoiar as empresas a elaborar a melhor estratégia de inserção internacional para seus produtos.

    Agora, além da atualização dos dados para o ano-base de 2022, a Inteligência fez uma nova melhoria: a ampliação de países analisados no Mapa. Antes eram 144, e agora são 175 países, o que aumenta ainda mais a disponibilidade de dados, não só de comércio, mas também de acesso a mercado.

    O Mapa traz também as tarifas aplicadas, com os dados mais atualizados disponibilizados pelos bancos de dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) e do International Trade Center (ITC). Em termos de representatividade, os 175 países inclusos no Mapa correspondem a 98,8% de tudo o que foi comercializado no mundo em 2022. Além disso, esses 175 países foram também destinos de 99,8% de todas as exportações brasileiras no mesmo ano.

    Mas os benefícios para os usuários do Mapa de Oportunidades não param por aí: a ampliação do número de países permite também identificar mercados diferentes, e encontrar dados de importação, para produtos mais nichados. Aqui citamos dois exemplos:  a carne de pato, que apresenta uma oportunidade de Abertura para o Afeganistão, e tratores, com oportunidades identificadas no Suriname, sendo os dois países inclusos agora no Mapa.

    Acesse aqui e veja o Mapa de Oportunidades com os 175 países.

    Fonte Internet: ApexBrasil, 25/03/2024