• HOME Notícias
  • Mapa avança em novos acordos comerciais com o Vietnã durante missão

    IMPRIMIR

    25.3.2024

    Pais asiático foi o quinto maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros em 2023

    Em uma iniciativa estratégica para fortalecer as relações agropecuárias entre o Brasil e o Vietnã, uma delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) esteve no país asiático nesta semana e conquistou importantes avanços nas relações bilaterais.

    Liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Roberto Perosa, a comitiva brasileira, que também incluiu empresários e associações do agro, participou de uma série de encontros, seminários e reuniões em Hanoi e Ho Chi Minh com o propósito de fortalecer as relações comerciais entre os dois países.

    As atividades tiveram início com a abertura da 12ª edição da Feira "Food and Hotels Vietnam", em 19 de março, com a participação de mais de 300 empresas de 27 países. Na sequência, as autoridades brasileiras realizaram uma visita técnica na JBS Couros, no Vietnã, que tem exportado para o mundo todo.

    Outra ação importante com os vietnamitas ocorreu durante o Seminário Comercial Brasil-Vietnã em Hanói, considerado a maior iniciativa de promoção comercial já realizada pelo Brasil naquele país. O evento, promovido em parceria com a Apex e o Ministério das Relações Exteriores, reuniu mais de 150 empresários brasileiros e vietnamitas e contou com a presença do vice-ministro da Agricultura do Vietnã, Phung Duc Tien, que destacou o potencial para o aumento da cooperação e do comércio entre os países.

    Já na quinta-feira (21), foi realizada uma reunião com o vice-ministro do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural do Vietnã, Sr. Phung Duc Tien, focada em temas sanitários, fitossanitários e de cooperação. Ambas as partes expressaram o desejo de expandir a cooperação, a parceria e o comércio, considerando o encontro um marco nas relações bilaterais agropecuárias Brasil-Vietnã. A delegação do Mapa apresentou as demandas brasileiras, incluindo a abertura do mercado vietnamita para produtos como carne bovina, farinhas de origem bovina e pés de frango, além da atualização do certificado sanitário para a exportação de carne de aves, permitindo a regionalização.

    "Os avanços nas discussões indicaram um importante progresso nas negociações comerciais entre nossos países, sinalizando uma aproximação bem-sucedida e a possibilidade de novas aberturas de mercado, que até então estavam travadas, em um futuro próximo. A missão ao Vietnã representou uma grande na retomada das negociações e na promoção das relações comerciais bilaterais entre o Brasil e o Vietnã. Em breve teremos boas notícias", ressaltou Perosa.

    Nesta sexta-feira (22), com a participação de representantes das associações ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), PeixeBR (Associação Brasileira de Psicultura) e CICB (Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil) foram discutidas com o presidente da Vietnam Chamber of Commerce and Industry (VCCI), Pham Tan Cong, as possibilidades de aumento das trocas comerciais entre os países e a aproximação entre os setores privados. Na ocasião, Perosa convidou as lideranças do VCCI a visitar o Brasil com comitiva empresarial.

    Em 2023, o Vietnã foi o quinto maior consumidor dos produtos agrícolas brasileiros, com exportações brasileiras totalizando US$ 3,52 bilhões. Dentre esses produtos, cereais, farinhas, preparações e o complexo da soja representaram 72% do total exportado. No mesmo período, o Brasil importou mais de US$ 200 milhões em produtos do Vietnã.

    Além do secretário da SCRI, a delegação do Mapa também é composta pelo diretor de Promoção Comercial e Investimento, Marcel Moreira, pelo coordenador-geral de Promoção Comercial, Dalci de Jesus Bagollin, e pelo adido agrícola no Vietnã, Juliano Vieira. A missão prossegue agora para Bangkok, na Tailândia, e Phnom Penh, no Camboja.

    Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 22/03/2024