• HOME Notícias
  • Programa de conversão de pastagens é apresentado no Azerbaijão e reuniões com o governo local propõem ampliar cooperação com o Brasil

    IMPRIMIR

    5.3.2024

    Nos últimos 15 dias, o Mapa esteve nos Emirados Árabes Unidos, Omã, Rússia, Turquia e Azerbaijão, demonstrando o compromisso do Brasil em consolidar as relações bilaterais

     
    Dando continuidade à série de missões internacionais visando a expansão da cooperação e a abertura de novos mercados, autoridades do Ministério da Agricultura, e Pecuária (Mapa) marcaram presença em Baku, Azerbaijão, nesta segunda-feira (4). Sob a liderança de Roberto Perosa, secretário de Comércio e Relações Internacionais, a delegação, que também inclui Julio Ramos, secretário-Adjunto da SCRI, e Marcel Moreira, diretor do Departamento de Promoção Comercial, realizou reuniões estratégicas com autoridades locais para ampliar as relações comerciais entre os dois países.

    Durante a reunião com o ministro de Agricultura do Azerbaijão, Majnun Mammadov, foram finalizados os ajustes para a assinatura de um Memorando de Entendimento, que engloba cooperação técnica, intercâmbio de informações e a realização de fóruns e eventos comerciais. Além disso, a criação de um grupo de trabalho técnico para discutir temas sanitários e fitossanitários (SPS) e oportunidades comerciais e de investimentos foi anunciada, junto à participação do Mapa na feira de alimentos Caspian Agro e a possibilidade de avanço para cooperação científica com a Embrapa.

    Em outro encontro, com o primeiro vice-ministro de Economia, Elnur Aliyev, o secretário Perosa apresentou o programa de conversão de pastagens degradadas em área agricultáveis, recebendo um grande interesse do Azerbaijão em investir no programa, visando à segurança alimentar do país. Foi discutida ainda a possibilidade de aumentar a exportação de fertilizantes nitrogenados ao Brasil e estabelecer reuniões periódicas para explorar comércio e investimentos, além de interesse em cooperação para o desenvolvimento de zonas agrárias no Azerbaijão com o envolvimento da Embrapa. Também foi tratada a possibilidade de utilizar o Azerbaijão para acessar países próximos, como Uzbequistão, Tajiquistão e Quirguistão.

    Com Yalçın Rafiyev, vice-ministro de relações exteriores e chefe negociador da COP29, os representantes do Mapa ressaltaram a necessidade de alinhar esforços com o Azerbaijão para garantir uma transição efetiva entre a COP 29, em Baku, e a COP 30, em Belém, no Pará. Ambos enfantizaram a importância de adaptar as metas climáticas às condições específicas de cada país, valorizando as práticas agrícolas sustentáveis do Brasil como um meio eficaz para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

    "Nos últimos 15 dias, o Mapa marcou presença nos Emirados Árabes Unidos, Omã, Rússia, Turquia e Azerbaijão, demonstrando o compromisso do Brasil em consolidar as relações bilaterais e impulsionar o desenvolvimento sustentável, além de reforçar a segurança alimentar mundial. Uma iniciativa que visa abrir novos mercados para o agro brasileiro e fomentar a cooperação internacional, contribuindo assim para o aumento da geração de renda e empregos no interior do país", enfatizou o secretário Roberto Perosa.

     

    Informação à imprensa
    Bruno Guzzo
    imprensa@agro.gov.br


    Categoria
    Agricultura e Pecuária


    Fonte Internet: MAPA; 05/03/2024