• HOME Notícias
  • Representantes do GT de Economia Global apresentam balanço sobre primeira reunião do Grupo

    IMPRIMIR

    22.1.2024

    Desigualdade, dentro dos países e entre eles, vai ocupar o centro dos debates do GT em 2024

    As representantes do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Global da Trilha de Finanças do G20, Keiti Gomes, do Ministério da Fazenda, e Cyntia Azevedo, do Banco Central, apresentaram um balanço da primeira reunião do grupo - ocorrida na última quarta e quinta-feira (17 e 18/1), em videoconferência, a partir de Brasília. Segundo Gomes e Azevedo, dentre os principais assuntos tratados no encontro estiveram a definição do plano de trabalho do grupo, a forma de abordagem da temática da desigualdade e a escolha das organizações internacionais que participarão das atividades.

    O encontro inaugurou o conjunto de reuniões dos Grupos de Trabalho da Trilha de Finanças do G20 agendadas para 2024. O GT de Economia Global reúne representantes técnicos das equipes dos países envolvidos nas discussões, é coordenado pelo Ministério da Fazenda e conta com a participação do Banco Central. As discussões de temas estruturantes da economia global estão sendo discutidos sob a ótica da presidência brasileira.

    Segundo Keiti Gomes, coordenadora do GT, a temática da desigualdade, tema prioritário do Grupo,  será debatida com foco em três grandes prioridades. A primeira delas se refere às implicações macroeconômicas da desigualde. O objetivo é analisar  "como a desigualdade afeta a macroeconomia e como a macroeconomia afeta a desigualdade", de acordo com Gomes. Ela explica que a segunda prioridade diz respeito à transição energética sustentável e seus efeitos distributivos, o que leva à terceira: os investimentos, com necessidade de mobilização de capital e de espaço fiscal. "O processo de transição exige um ciclo de investimentos", ressalta. "Estamos colocando a desigualdade como eixo central, mas queremos olhá-la nessas três grandes perspectivas. A agenda de redução de desigualdade tem um potencial transformador, se pensarmos globalmente", afirma Keiti Gomes.

    Plano Transformador

    O tema desigualdade - dentro dos países e entre eles -  vai ocupar o centro dos debates em 2024 do GT de Economia Global da Trilha de Finanças do G20. O plano de trabalho do grupo se alinha aos objetivos definidos pela presidência brasileira do G20 com base nas prioridades já definidas pelo governo federal - entre as quais estão o combate à fome, pobreza e desigualdade; o desenvolvimento sustentável e a reforma da governança global. A inserção do tema na pauta  de discussões assegura que todos os membros do G20 debaterão simultaneamente a busca de soluções para um dos maiores desafios globais, que compromete o desenvolvimento de países e regiões e está em conformidade com as diretrizes gerais estabelecidas na primeira reunião de deputies, ministros de Finanças e presidentes de Bancos Centrais, realizada em 14 e 15 de dezembro do ano passado, e a partir da qual o plano de trabalho Grupo de Economia Global começou a ser construído.

    Agenda

    A segunda reunião deste grupo está marcada para março; a terceira para junho e a quarta para o segundo semestre. Nos encontros serão discutidos temas como os desafios da economia global, as formas de transição energética, a mobilização de recursos públicos para avanços sociais e o monitoramento de riscos globais - sempre com foco na redução das desigualdades.

    Fonte Internet: Ministério da Fazenda, 19/01/2024