• HOME Notícias
  • Brasil e China discutem parcerias para uma agricultura ambientalmente responsável

    IMPRIMIR

    7.12.2023

    Os dois países acreditam que podem estabelecer juntos a maior plataforma de cadeia de suprimento verde do mundo

    A delegação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) participou, nessa terça-feira (5), em Dubai, do painel China-Brasil sobre Agricultura Sustentável (Sustainable Agriculture and Green Supply Chain), organizado pelo governo chinês durante a COP 28. A atividade reuniu especialistas e autoridades dos dois países para discutir a participação de ambos na construção do futuro para a agropecuária de baixo carbono.

    Os dois países enfatizaram a importância de uma abordagem conjunta para enfrentar os desafios globais, solidificando a parceria Brasil-China como uma força motriz para um futuro ambientalmente responsável. As duas partes acreditam que investimentos em tecnologias sustentáveis, como as previstas pelo Plano ABC+, estratégias de proteção ambiental e valorização da biodiversidade, associadas às estratégias de transparência do processo produtivo, são essenciais para as futuras relações comerciais.

    Representando o Mapa, a secretária de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Renata Miranda, destacou a importância da cooperação entre Brasil e China na integração dos compromissos ambientais em seus modelos de negócio. "As discussões desta conferência demonstram que não resolveremos os desafios climáticos unilateralmente. Este diálogo entre Brasil e China serve de exemplo para o mundo de como estabelecer uma relação comercial baseada num modelo de desenvolvimento realmente sustentável, em todos seus pilares".

    Em sua fala, Renata censurou medidas unilaterais que prejudicam comunidades locais e economias globais, reforçando o compromisso do Brasil com a sustentabilidade. Destacou também o empenho do Mapa com as questões ambientais, que ganharão ainda mais transparência com a plataforma AgroBrasil+Sustentável, que visa dar transparência aos dados de conformidade legal e práticas sustentáveis da produção agropecuária.

    Wang Yi, especialista chinês em mudanças climáticas, reforçou que o Brasil é um fornecedor global que respeita o meio ambiente. Ele destacou a parceria de longo prazo entre Brasil e China, enfatizando a possibilidade de construir um futuro sustentável juntos.

    O especialista ressaltou, também, o importante papel que as instituições financeiras ocupam na promoção da sustentabilidade, fomentando a produção orgânica e a certificações que garantam a rastreabilidade dos produtos agropecuários para o comércio internacional.

    Fonte Internet: Ministério da Agricultura e Pecuária, 06/12/2023