• HOME Notícias
  • Embratur confirma adesão à Política Nacional de Cultura Exportadora

    IMPRIMIR

    14.11.2023

    MDIC e agência podem exercer atuação conjunta no estímulo à exportação de serviços e na divulgação do Brasil o exterior

    A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) confirmou sua adesão à Política Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), durante encontro do presidente da entidade, Marcelo Freixo, com a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Secex-MDIC), Tatiana Prazeres, na segunda-feira (13/11).

    Uma das possibilidades de ação conjunta entre Secex e Embratur é a promoção da imagem do Brasil no Exterior, divulgando destinos e produtos nacionais e exportando serviços de turismo. A exportação de serviços aumenta a produtividade das empresas e impulsiona a inovação. Além disso, integra o país às cadeias globais de valor, possibilitando acesso a novos conhecimentos e tecnologias.

    A PNCE foi instituída pelo Decreto nº 11.593, de 10 de julho de 2023, que criou também o Comitê Nacional para a Promoção da Cultura Exportadora. Entre os convidados para compor o Comitê, já confirmaram adesão, além da Embratur, 13 unidades da Federação, a Confederação Nacional da Indústria, a Confederação Nacional de Serviços e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

    Com a criação da Política e do Comitê, institucionalizou-se a rede informal composta por entidades públicas e privadas (em nível federal e estadual) para o apoio às ações de disseminação da cultura exportadora.

    Fonte Internet: Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, 14/11/2023