• HOME Notícias
  • A OMA e a OMC são parceiras para capacitação no Sistema Harmonizado

    IMPRIMIR

    15.9.2020

    A Sra. Suja Rishikesh-Mavroidis - Diretora da Divisão de Acesso ao Mercado, OMC - expressou sua opinião de que o Sistema Harmonizado (SH) "tem sido a medida facilitadora do comércio mais poderosa introduzida nos últimos trinta anos" durante o workshop que foi realizado em 03/09/2020. Ela destacou que ser capaz de aplicar o código SH correto às mercadorias não era apenas essencial em termos de relatórios, mas também desbloqueava informações em um amplo espectro de questões relacionadas ao comércio, incluindo origem, licenciamento de importação, regulamentos e uma miríade de outros dados.

    O Sr. Liu Ping - Diretor de Assuntos Tarifários e Comerciais, WCO - comentou mais sobre o sucesso da Convenção SH e estendeu seus parabéns à última Parte Contratante, as Seychelles. Além de sua importância para o comércio, ele também reconheceu que havia complexidades dentro do SH e, consequentemente, era necessário continuar a conscientizar sobre como ele funcionava, suas implicações comerciais e seu desenvolvimento contínuo. As mensagens transmitidas sublinharam a importância fundamental do HS para as operações comerciais do dia a dia e a importância do forte relacionamento de trabalho no SH mantido pela OMC e pela WCO.

    O Presidente do Comitê de Acesso ao Mercado da OMC, Sr. Anatoly Chaplin, conduziu o Workshop. Representantes da Diretoria de Tarifas e Assuntos Comerciais da OMA e da Divisão de Acesso ao Mercado da OMC compartilharam apresentações detalhadas com os Membros interessados sobre a natureza, o propósito e o funcionamento da Convenção Internacional sobre o Sistema Harmonizado de Descrição e Codificação de Mercadorias e o HS subsequente, bem como sobre as interligações com o trabalho realizado pela OMC.

    Um agradecido público global de aproximadamente 300 representantes de Membros da OMC participou do evento ao vivo. Vários Membros da OMC observaram que a cooperação entre as duas Organizações era de grande importância e valor. Como um membro apontou, também refletiu a cooperação crucial entre as administrações alfandegárias e comerciais nacionais.

    Fonte: World Customs Organization.

    Disponível em (texto original): http://www.wcoomd.org/en/media/newsroom/2020/september/the-wco-and-wto-partner-for-capacity-building-on-the-harmonized-system.aspx

     

    Fonte Internet: Aduaneiras, 15/09/2020