• HOME Notícias
  • Política industrial: Ivan Ramalho diz que é abrangente e positiva

    IMPRIMIR

    24.11.2011

    POLÍTICA INDUSTRIAL: IVAN RAMALHO DIZ QUE É ABRANGENTE E POSITIVA

    São Paulo, 02/08/11 - O ex-secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atual presidente da Associação Brasileira das Empresas de Comércio Exterior (Abece), Ivan Ramalho, avaliou como positiva e abrangente a nova Política Industrial, anunciada há pouco pelo governo Dilma Rousseff.

    "Acompanhei bem este setor (nos 16 anos em que atuou no ministério, nas gestões de FHC e de Lula) e minha avaliação é que essa política é mais abrangente do que as anteriores e tem um avanço fundamental, que é a desoneração do investimento", frisou.

    Para Ramalho, ao colocar o estímulo ao investimento como um dos primeiros itens do Plano Brasil Maior de incentivo à indústria nacional, o governo estimula a ampliação dos investimentos e o aumento da competitividade da indústria brasileira neste momento de valorização cambial. "Essa política tem um significativo avanço e está coerente com a meta de elevar o investimento acima dos 20% do PIB".

    Outros pontos destacados pelo presidente da Abece são o aumento dos recursos para apoiar as micro, pequenas e médias empresas, o aumento da linha de crédito do BNDES para a carteira de inovação e a extensão do Programa de Sustentação do Investimento (PSI). Ramalho destacou, ainda, a iniciativa do governo em deixar no seu radar o aperfeiçoamento da estrutura tarifária do Imposto de Importação, pois segundo ele, isso permite a realização dos ajustes necessários. (Elizabeth Lopes)

    Fonte: AE, 02/08/11, 14:32h