• HOME Links e Publicações
  • IMPRIMIR

    BUROCRACIA NA EXPORTAÇÃO

    16.2.2012Os exportadores brasileiros está sujeito a carimbos de aprovação de até 12 órgãos diferentes do governo. Hoje, há mais de cem 100 leis que regem a área no Brasil e 130 impostos e tributos relacionados à atividade. 

    QUEM PROTEGE O CONSUMIDOR?

    27.1.2012O forte crescimento do comércio exterior nos últimos anos tem motivado diversas iniciativas protecionistas de setores da indústria brasileira. Esses segmentos, em geral, ignoram os interesses dos consumidores. É consenso entre os analistas que as medidas de proteção aplicadas pelo governo na importação provocam aumento do preço do produto nacional. E quem acaba pagando é o consumidor brasileiro, especialmente o de baixa renda.

    A ROTA DA COMPETIÇÃO

    9.1.2012Os resultados do comércio exterior brasileiro, divulgados no início do ano, mostraram novo recorde nas exportações. Mas, a exemplo do que ocorreu em 2011, as primeiras análises e pronunciamentos sobre o tema se restringem ao crescimento das importações, especialmente de produtos industrializados. A ênfase tem sido o propalado déficit comercial de manufaturados.

    CONSUMO MENOR NA CHINA AMEAÇA EXPORTAÇÃO DE SOJA

    18.1.2011
    A desaceleração da economia chinesa, embora pequena, já influencia o agronegócio brasileiro. Segundo o Centro de Informações para Grãos e Óleos da China (CNGOIC, na sigla em inglês), as importações de soja do gigante asiático, maior comprador do insumo do país, cairão 16% em janeiro deste ano se comparado a igual mês de 2011.

    O PESO DO ICMS NO COMÉRCIO EXTERIOR

    22.12.2011O ano termina com excelentes resultados para o comércio exterior brasileiro, com recordes no crescimento das exportações, das importações e superavit da balança comercial. Aliás, o comércio exterior deu contribuição significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre e impediu que a economia apresentasse resultado negativo no período.